fbpx

Principais causas de falência – Falta de perfil empreendedor

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_code _builder_version=”3.0.71″]<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/DWNB5g7JqLg" frameborder="0" allow="autoplay; encrypted-media" allowfullscreen></iframe><!– [et_pb_line_break_holder] –><!– [et_pb_line_break_holder] –>[/et_pb_code][et_pb_text _builder_version=”3.0.71″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Segundo diversas pesquisas divulgadas pela internet, cerca de 35% dos brasileiros empreendem ou desejam empreender num futuro próximo.

São dezenas de milhões de pessoas que têm um sonho em comum: Abrir o seu próprio negócio.

Mas uma pergunta fica no ar…

Será que toda essa gente tem o perfil empreendedor ou tentou fazer alguma capacitação na área?

É muito comum uma pessoa sem o menor perfil empreendedor abrir uma empresa por ter algumas falsas percepções sobre o cotidiano dos empresários.

O empreendedorismo é uma das mais cobiçadas profissões em todo o mundo, além de uma das mais romantizadas, já que, na visão de grande parte das pessoas, infelizmente, ser empresário é ser aquela pessoa que chega no trabalho a hora que quer, manda fazer tudo e não faz nada e não precisa dar satisfação a ninguém.

Ledo engano!!!

O empreendedor tem uma das profissões mais atribuladas e desgastantes e ele precisa ser bastante motivado para superar todas essas atribulações.

E, com certeza, a motivação inicial é um grande diferencial nessa corrida para o sucesso, ela separa o joio do trigo, os perdedores dos ganhadores.

Existem algumas motivações que podem chancelar a não sobrevivência da empresa desde a sua concepção.

Se a sua razão para empreender é:

Ganhar muito dinheiro;

Ter mais tempo livre;

Não ter patrão ou chefe;

Suas motivações iniciais para empreender estão totalmente confusas, pois esses benefícios, na maioria das vezes, só se tornam reais depois de vários e vários anos de trabalho árduo, luta diária e estresses monumentais.

Se você abriu ou pensa em abrir sua empresa por alguns desses motivos e continua a acreditar que esse é o verdadeiro caminho, está completamente equivocado.

Empreender com sucesso exige o empenho pessoal em diversas atividades que desqualificam a crença de se acordar tarde, mandar nas pessoas ou passar o dia sem fazer nada.

As verdadeiras razões e motivações para se empreender com perspectivas reais de sucesso são outras.

Se você:

Ama, acredita no que faz e sabe que existe uma necessidade real de mercado;

Trabalha com afinco e brilho nos olhos, acredita piamente no seu sucesso futuro;

Tem atitude positiva, determinação, paciência, resiliência, visão de longo prazo;

Enquanto o outro joga a toalha e desiste, você se motiva ainda mais para fazer seu nome no mercado;

Não se comove com as falhas, usa os próprios erros como aprendizado e não erra mais naquele ponto;

É criativo para resolver problemas;

Gosta de pessoas e tem inteligência emocional suficiente para liderar, motivar e inspirar o “bem comum” nelas;

Bem, aí a coisa é outra…

Se você reúne todas essas qualidades ou pelo menos a maioria delas, com certeza terá um lugar ao sol no futuro empresarial de qualquer lugar.

Se não tem a maioria dessas qualidades, mas sabe que precisa aprender a ter e se esforça pra isso, está no caminho certo.

O papel de “dono do negócio” é mais complicado do que a maioria das pessoas crêem e vêem.

Elas geralmente só enxergam o produto final, não a luta anterior que, com certeza, ele teve para estar onde está.

De nada adianta empreender sem mentalidade empreendedora, nesse caso você apenas se tornará funcionário de sua própria empresa, ela nunca crescerá.

É importante saber diferenciar entre essas duas características.

O perfil empreendedor é relacionado (falou realizado) a um pensamento mais livre, mais criativo. Ele aprende desde cedo que as consequências de suas atitudes e decisões são importantes para o futuro da empresa, para o bem (falou bem estar) ou para o mal.

Ah, e sobre aquele empresário que chega a hora que quer, manda fazer tudo e não faz nada e não precisa dar satisfação a ninguém… Quebrou!!!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]