Esse vídeo postado no youtube pela PEGN mostra, com primazia, como é complicado e burocrático a abertura de empresas no Brasil.
No entanto, sou obrigado a discordar em parte de seu conteúdo porque ele mostra ao futuro empresário como ele mesmo deve fazer todo o procedimento e não é bem assim que deve acontecer.
É aquela famosa história: Cada macaco no seu galho!
Primeiramente, todo empresário em início de empreendimento tem seu tempo totalmente tomado pelas atividades operacionais do dia a dia de sua empresa e não deve perder tanto tempo indo pra lá e pra cá entre órgãos burocráticos que dão as mais diferentes informações a respeito da árdua e complicada tarefa.
Esse serviço deve ser realizado por quem é de competência para tal, no caso, um escritório de contabilidade ou contador autônomo.
Vou dar algumas das muitas razões para embasar minha discordância:
O escritório de contabilidade está acostumado a todos os trâmites legais e administrativos para a abertura de uma empresa, assim como, os detalhes para seu processo não ser indeferido na última hora (caso o imóvel não esteja apto para sediar uma empresa por exemplo) fazendo o futuro empresário perder dinheiro e principalmente tempo.
O escritório contábil irá, através das informações obtidas do cliente, definir qual o melhor regime de tributação ou tipo de sociedade empresária a ser iniciada, isso irá implicar em diversos detalhes na sua futura vida empresária.
Através dos seus serviços, o novo empresário pagará seus devidos tributos e fará a regularização trabalhista de sua equipe, evitando processos trabalhistas e infrações fiscais, pois grande parte das fiscalizações hoje em dia são feitas eletrônicamente.
Toda e qualquer empresa, independente de tamanho, faturamento ou quantidade de funcionários deve contratar uma assessoria contábil que satisfaça essas necessidades.
Caso não o faça, simplesmente está fadada a fechar as portas com o tempo.
As obrigações acessórias impostas por todas as esferas de governo devem ser feitas e transmitidas no prazo, independente de movimentação e a falta de transmissão dessas diversas obrigações causa a incidência de pesadas multas, que um dia serão cobradas ou colocadas em dívida ativa.
Outra possibilidade é a Receita Federal tornar seu CNPJ inapto por falta de informações (05 anos sem DIPJ por exemplo).
O que irá ocorrer é o bloqueio de todas as contas bancárias da empresa, impedindo-a de receber e pagar seus títulos e quitar seus compromissos até que o CNPJ seja regularizado, o que irá implicar na contratação de um serviço de contabilidade urgente e caro para colocar os últimos cinco anos em dia.
Com certeza uma extrema dor de cabeça.
O empresário tem que se ater as questões operacionais e terceirizar os serviços que não lhe competem.
Na hora de abrir sua empresa, contate um escritório de contabilidade em sua cidade.
Solicite informações sobre a complexidade do processo, tire dúvidas, visite suas instalações para ver a equipe de trabalho e contrate os seus serviços, com certeza ele irá ajudar e muito em seu empreendimento.
[box type=”download”] Se deseja abrir uma empresa em Recife ou Região Metropolitana (Clique aqui), tire suas dúvidas ou solicite um orçamento sem compromisso!![/box]