O escritório contábil do Século XXI é, com certeza, um dos mais importantes parceiros que uma pequena ou média empresa pode ter para conseguir caminhar nesse conturbado ambiente burocrático e confuso que o Brasil impõe ao seu empresariado.
A contratação de uma assessoria feita por um escritório de contabilidade não é só importante, é primordial para a sobrevivência das empresas de hoje em dia, independentemente do seu tamanho ou ramo de atividade.
Muitas vezes um empreendedor ainda não tem a completa noção do quanto o seu contador pode lhe ajudar no cotidiano e, talvez, um dia terá que aprender a duras penas quando algum problema sério surgir e ele ficar sabendo que só um escritório de contabilidade competente poderá resolver sua situação.
Durante muitos anos a assessoria contábil para pequenas empresas ficou relegada à injusta fama de confeccionadora de guias para pagamento de impostos/encargos sociais e de folha de pagamento e holerites, geralmente sendo vista mais como um mau necessário do que como um grande parceiro da empresa.
Porém de uns anos para cá essa visão foi lentamente revista e, hoje em dia, quase todos os pequenos e médios empresários sabem a grande importância que uma boa assessoria contábil tem e o grande valor que ela pode agregar ao seu negócio.
Com o advento da internet, que passou a permitir a transmissão on-line de informações, juntamente com a enorme sanha governamental por tributos e dados que possam ser transformados em mais tributos, a atividade contábil passou a ser utilizada por todos os entes de governo como plataforma para o recebimento de informações de cunho fiscal, trabalhista, contábil, econômico e financeiro, entre diversos outros.
E, o pior, grande parte dessas informações são obrigatórias, podendo haver pesadas penalidades pela falta de transmissão e ainda se tornam confissões de dívidas tributárias para a empresa.
A enorme quantidade de declarações fiscais e sociais exigidas pelos diversos órgãos faz com que o escritório contábil do século XXI possa ser considerado um complexo sistema, onde os dados das empresas são absorvidos, separados, analisados, processados e transmitidos para vários usuários como:
Serviços contábeis visíveis e serviços contábeis invisíveis
O problema é que esse grande acréscimo na quantidade e responsabilidade técnico dos serviços realizados, imposto aos escritórios contábeis pelo Estado, não se tornou facilmente perceptível aos empresários, que normalmente percebem apenas os mais visíveis, que também são executados mensalmente:
Serviços contábeis visíveis
Departamento fiscal – Cálculo e confecção das guias de recolhimento dos tributos
Departamento Pessoal – Folha de pagamento, Holerites e Encargos Sociais, etc.
Departamento Contábil – Contabilização e confecção das Demonstrações Contábeis.
Se quiser saber mais detalhes sobre os serviços acima (Clique aqui)
Serviços contábeis invisíveis
São as diversas Declarações Fiscais e Sociais que devem ser entregues pelos escritórios contábeis para os diversos órgãos governamentais, via internet, e que, em sua maioria, a falta de envio ocasiona pesadas multas mensais.
Abaixo descrevemos algumas dessas declarações, órgão solicitante, periodicidade e multa: